Postagens

Mostrando postagens de 2024

SINOPSE

Bil Uil, dezesseis anos depois, retorna a Tylide para vingar a morte dos pais. Locado no estábulo do amigo Dam, este, uma vez ciente da intenção, procura com palavras de advertência desencorajá-lo do intuito: vingança gerava vingança. O mal associava e procriava. Despreza e parte para cumprir a missão na qual resulta o desencadeamento das proféticas palavras do amigo.

PREPARANDO-SE PARA SEGUIR

          Puxando pelas rédeas, Bil Uil testava as novas ferraduras confeccionadas por Dam que lhe ordenara que montasse.

COMOÇÃO E MEDO

          Aguardando por decisão dos familiares, o corpo de Manarry, coberto com um lençol, permanecia no mesmo lugar. Dançarinas, jogadores e beberrões, tragando uísque na garrafa, inconformados lhe faziam companhia. 

AFLIÇÃO

          O nome do amigo de infância exposto na forca inquietava Estefânia que tivera uma tarde de aula agitada. Deixando o prédio escolar, seguida pelos cinco alunos, ao adentrar a Praça da Forca, trajeto forçado, estancou os passos e ficou olhando para a cena que a deprimia: “Bil Uil”. – exposto na forca. 

INÍCIO DAS PROFÉTICAS PALAVRAS DE DAM

          Às 21:00min horas, o Xerife, irado, observava Barney cumprir o único preparativo para os enforcamentos: cobria com um pano as inscrições existentes nas tabuletas das forcas “BIL UIL”, “AMIGO”. 

AVISO

          O telegrama ainda estava na mão do Xerife cuja recomendação era: não deveriam e nem poderiam ser abatidos. Parte do pagamento já tinha sido efetuado. Havia um grande escoamento de madeira com duração estipulada para seis meses. Para que não ficassem expostos, estavam enviando uma dama que ficaria com o salão que pertencera a Manarry.

DESCUIDO

          O pastor Isaac, ao adentrar o templo, levou imenso susto. Sentado na primeira fileira de cadeiras estava Bil Uil. Receoso retroceder meditando na criação de um argumento, dirigiu-se para trás do porta-bíblia e nele descansou o livro sagrado. 

DIA SEGUINTE

          Fora na manhã do dia seguinte Bil Uil e Estefânia haviam se declarado casados. Estefânia, ao sair da caverna, avistou na linha do horizonte grossas fumaças subindo ao céu.

TRANQUILIDADE MOMENTÂNEA

          Até parecia um lar. Bil Uil havia encontrado um poço d’água, lavaram algumas peças de roupas e colocaram−nas para secar…

O GRANDE DIA

          Assim que cara amarela despontou no horizonte, mostrando a graça do sorriso, Roy abriu a porta do aposento do pai, abruptamente, e anunciou: 

FINAL

          Bil Uil e Estefânia encontravam−se hospedados na casa do prefeito. Vestidos com roupas impecáveis, aguardavam na imensa cozinha que o comandante da infantaria se retirasse. Retirando−se, apresentaram-se na sala.